Devido a correria diária e o cansaço físico decorrente, ouve um grande aumento do consumo de bebidas energéticas já que não possuem álcool, aumentam a disponibilidade física, e tiram o sono proporcionando maior concentração. No entanto é necessário que se saiba consumir estas bebidas, pois às substâncias contidas nelas podem trazer muitos malefícios a saúde, as principais são a cafeína responsável pelo estado alerta,e a taurina que diminui o cansaço físico, que em excesso no organismo podem provocar insônia, aceleração dos batimentos cardíacos , ansiedade dor de cabeça, tremores, e etc.
O álcool aumenta a ''palatabilidade'' dos energéticos além de impossibilitar que a pessoa reconheça o seu real estado de embriaguez, aumentando o risco de intoxicação tanto pela bebida quanto pelo energético.
- Muitas pessoas,
até mesmo jovens, são portadoras de doenças do coração sem saber. Ao fazerem
uso excessivo de energéticos, acompanhados de cerveja, vodca e whisky, podem
ser surpreendidas por problemas cardiovasculares. Diferente de pacientes com
idades mais avançadas, os jovens não têm o costume de manter um acompanhamento
clínico periódico e só procuram o médico quando sentem algum sintoma.
Pode-se concluir que o energético e a bebida alcoólica por si só ja fazem mal, a junção dos dois faz um mal maior. Não é necessário parar o consumo desde que faça um uso correto e cuide da saúde e do coração.
Apreciem com moderação! Votem na nossa enquete ao lado (:
FONTES: GNT, DIARIO DO VALE.